sua informação está aqui

Mapa manda recolher oito marcas de azeite reprovadas por fraude na composição

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) determinou o recolhimento de oito marcas de azeite de oliva após testes laboratoriais apontarem fraude na composição dos produtos. Segundo o órgão, análises físico-químicas realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária classificaram os azeites como impróprios para o consumo.

Após os resultados, o ministério deu início ao procedimento de recolhimento dos lotes. O Mapa também destaca que a comercialização desses azeites configura infração grave, e os estabelecimentos que insistirem em vendê-los poderão ser responsabilizados.

“As análises confirmaram que os produtos não atendem aos requisitos da Instrução Normativa nº 01/2012, que estabelece os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva. Foi detectada a presença de outros óleos vegetais em sua composição, o que caracteriza fraude”, acrescenta a nota.

A orientação é que os consumidores que tenham adquirido esses produtos interrompam imediatamente o consumo e solicitem a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

O ministério ainda informa que denúncias sobre a venda desses produtos podem ser feitas por meio da plataforma Fala.BR. O registro deve conter o nome do estabelecimento e endereço completo.

“O Mapa alerta, ainda, para que os consumidores verifiquem cuidadosamente as informações sobre a empresa responsável nos rótulos, já que, por se tratar de fraude, pode haver uso indevido de nomes semelhantes a marcas conhecidas de azeite de oliva”, finaliza o comunicado.

Por Geniffer Valeriano / Campo Grande News

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados