Artistas e ambientalistas, entre eles Lenine, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Rafa Kalimann e o cantor indígena Eric Terena, se uniram em uma campanha que pede a inclusão das áreas úmidas, como o Pantanal, nas discussões da COP30 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima). O vídeo será lançado nesta segunda-feira (20).
A maior parte do Pantanal (cerca de 65%) está localizada em Mato Grosso do Sul, com o restante (35%) no Mato Grosso.
A ação é liderada pelas organizações SOS Pantanal, Documenta Pantanal e Environmental Justice Foundation e vem acompanhada de uma carta aberta que reforça a importância de proteger esses ecossistemas. As entidades destacam que o Pantanal, maior bioma de áreas úmidas do planeta, armazena mais carbono por hectare do que qualquer outro ecossistema terrestre, mas sofre com a degradação causada por incêndios, expansão agrícola e exploração predatória.
Durante a COP30, que será realizada em Belém (PA), estão previstos dois shows beneficentes no Theatro da Paz: Ney Matogrosso se apresenta em 13 de novembro e Lenine em 21 de novembro. A cantora Maria Bethânia participou de um show exclusivo para convidados da Elo na última quinta-feira (16), que contou com as presenças do presidente da marca, Giancarlo Greco, da cantora Luísa Sonza e do casal Sasha Meneghel e João Figueiredo.
Por Viviane Oliveira / Campo Grande News









