sua informação está aqui

Urnas: centenas de caminhões aguardam relatório em frente ao Exército

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Caminhões em direção ao QG do Exército
Reprodução: redes sociais – 09/11/2022

Caminhões em direção ao QG do Exército

Centenas de caminhões se reuniram nesta quarta-feira (9) em Brasília para esperar o relatório do  Ministério da Defesa sobre as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições 2022 . Os caminhoneiros se juntaram com o grupo de militantes que aguardam em frente ao quartel-general do Exército .

As Forças Armadas devem entregar ainda hoje o documento sobre a fiscalização dos pleitos eleitorais. 

Momentos após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) , manifestantes apoiadores do atual presidente foram às ruas protestar desfavoravelmente ao resultado da eleição. Eles bloquearam diversas rodovias do país, impedindo o direito de ir e vir dos cidadãos.

Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, mais de 115 caminhões tem um lugar reservado pelo Exército para acompanhar a divulgação do relatório.

Entidades atestaram segurança nas urnas

Na terça-feira (8), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) enviou ao TSE um relatório em defesa dos resultados das urnas . O documento garante que as eleições 2022 verificam a “confiabilidade e integridade dos votos”.

“Como se pode verificar, todos os testes e procedimentos de segurança foram executados à exaustão e confirmaram a confiabilidade e integridade dos votos computados”, diz trecho do relatório.

A TCU (Tribunal de Contas da União)  também não encontrou divergências nos boletins das urnas eletrônicas.

Relatório do Ministério da Defesa

O Ministério da Defesa informou, na segunda-feira (7), que entregará nesta quarta-feira (9) o relatório sobre a fiscalização das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições realizadas em outubro deste ano. 

Em nota, a pasta destacou que o documento que será entregue ao TSE vai conter dados coletados e analisados por técnicos militares das Forças Armadas. 

“O Ministério da Defesa informa que, no próximo dia 9 de novembro, quarta-feira, será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação, realizado pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas ”, informou o ministério em comunicado. 

No dia 19 de outubro, a Defesa já tinha informado o tribunal eleitoral que entregaria o relatório após a realização do segundo turno do pleito eleitoral. Um dia antes, Alexandre de Moraes, presidente do TSE , havia determinado a entrega do relatório em uma prazo de 48 horas.

“Ressalta-se que as ações de fiscalização vêm sendo executadas de acordo com os acessos disponibilizados pela Justiça Eleitoral. Diante do exposto, a emissão de um relatório parcial, baseado em fragmentos de informação, pode resultar-se inconsistente com as conclusões finais do trabalho, razão pela qual não foi emitido”, argumentou o ministério para não ter disponibilizado o documento na data exigida.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados