sua informação está aqui

TSE derruba posts de fake news de Janones contra Bolsonaro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Ministro determina exclusão de posts de Janones sobre Bolsonaro
Divulgação: Câmara dos deputados – 22/03/2022

Ministro determina exclusão de posts de Janones sobre Bolsonaro

O ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de três publicações com conteúdo falso em que o deputado André Janones associa o presidente Jair Bolsonaro e seu partido, o PL, à suspensão do piso salarial nacional da enfermagem.

Janones é aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, à frente de Bolsonaro, que tenta a reeleição.

O piso foi aprovado pelo Congresso e sancionado por Bolsonaro. Quem determinou sua suspensão, em uma decisão ainda provisória, foi o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).

A campanha de Bolsonaro alegou que as publicações são uma “indisfarçada mentira”. Também apontou que o próprio Janones teria dito que se combate fake news com fake news, ou seja, tinha conhecimento de que a informação não era verdadeira. As mensagens falsas de Janones tinham sido divulgadas por meio do Facebook e do Twitter.

Em sua decisão, o ministro do TSE escreveu: “Observo que as publicações impugnadas divulgaram afirmações inverídicas e manipuladas de que o candidato Jair Messias Bolsonaro e seu partido provocaram, de algum modo, a suspensão da lei que instituiu o piso salarial nacional para profissionais da enfermagem, transmitindo a falsa mensagem de que ‘Bolsonaro declara guerra à enfermagem’.”

Depois acrescentou que Janones “divulgou informações falsas em seus perfis de rede social mesmo diante da certeza de que o conteúdo publicado era inverídico, conduta esta que foi repreendida, inclusive, por alguns veículos de comunicação social”.

Em uma de suas publicações no Twitter, Janones escreveu: ““ATENÇÃO URGENTE: Partido de Bolsonaro estaria por trás do pedido pra suspender a lei que aprovamos no congresso, garantindo o piso salarial da enfermagem. Se for confirmado é grave, muito grave!” Em outra: “Bolsonaro declara guerra contra a enfermagem!”

O deputado também divulgou um vídeo em suas redes comentando a decisão do TSE. O parlamentar afirmou não concordar com o juiz, mas garantiu que vai cumprir a determinação.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados