A senadora Tereza Cristina (PP) avaliou com otimismo, nesta segunda-feira (27), a reunião do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No domingo (26), os chefes dos executivos trataram de assuntos comerciais, como a taxação de produtos brasileiros.
O encontro é visto com cautela pela senadora por Mato Grosso do Sul. “O clima geral, inclusive no setor produtivo, é de otimismo, mas com cautela, sem euforia”.
Ademais, a parlamentar pontuou a data da reunião, no fim de outubro. “Com a reunião Trump-Lula, o Brasil finalmente se aproximou dos EUA – movimento que deveria ter ocorrido desde janeiro”, criticou.
Assim, destacou que a reunião não traz melhorias práticas aos setores brasileiros. “Na prática, a primeira rodada ainda não trouxe mudanças concretas: continuamos sob o exorbitante tarifaço de 50%”.
Por fim, Tereza disse que deve “acompanhar as negociações e buscar exceções para nossos produtos” com os trabalhos no Senado. A parlamentar é vice-presidente na Comissão de Relações Exteriores no Senado.
O senador Nelsinho Trad (PSD) é presidente do grupo no Senado. O parlamentar de MS disse, após a reunião Trump-Lula, que é “importante manter o caminho aberto e seguir conquistando resultados para o Brasil”.
Dândara Genelhú / Midiamax









