O empresário e fundador da Ultrafarma, Aparecido Sidney de Oliveira, foi preso nesta terça-feira (12). Aos 71 anos, ele é um dos alvos da operação do Ministério Público que visa desarticular um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais tributários da Secretaria de Estado da Fazenda.
Atualmente, ele mora em uma chácara em Santa Isabel, na Grande São Paulo, onde foi preso temporariamente (leia mais abaixo).
Oliveira nasceu no município de Nova Olímpia, município localizado no interior do Paraná que tem pouco mais de 5 mil habitantes, e cresceu com mais dez irmãos. Em entrevista à Jovem Pan, ele contou que a família vivia uma situação financeira difícil e que começou a trabalhar em uma farmácia ainda menino, aos 9 anos.
O empresário foi alfabetizado por meio do programa Movimento Brasileiro de Alfabetização para Jovens e Adultos, criado por Paulo Freire, e não frequentou a universidade.
A Ultrafarma, pioneira na venda de genéricos e uma das maiores redes de farmácias do Brasil, foi fundada por Oliveira em 2000. A rede se destacou ao longo dos anos pelo e-commerce e pela forte presença na mídia.
Segundo informações da própria empresa, a Ultrafarma tem mais de 1 milhão de clientes ativos e mais de 15 mil produtos disponíveis para venda através do e-commerce e lojas. Em 2007, a empresa também foi vencedora do Prêmio Top of Mind Internet, como a primeira marca de farmácia na internet.
Em 2023, Oliveira também atuou como apresentador do programa “Roda a Roda”, do SBT, onde promovia uma linha de suplementos. Ele também fechou parceria com a RedeTV, onde foi exibido o game show “Ultra Show – Sidney Oliveira”, apresentado pelo Geraldo Luís.
Durante a eleição municipal de São Paulo no ano passado, o fundador da Ultrafarma declarou apoio ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) em razão do “compromisso com a melhoria dos serviços de saúde”.
Por Redação TV Globo e g1 SP