sua informação está aqui

PT pressiona Lula por Fernando Haddad no Ministério da Fazenda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

PT quer Fernando Haddad na Fazenda, mas Lula está resistente e deve cumprir promessas feitas a Alckmin
Reprodução/TV Tem – 22.09.2022

PT quer Fernando Haddad na Fazenda, mas Lula está resistente e deve cumprir promessas feitas a Alckmin

A alta cúpula do Partido dos Trabalhadores pressiona o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para escolher um membro de confiança do partido para o comando do Ministério da Fazenda a partir de janeiro de 2023. O favorito da legenda, segundo interlocutores, é Fernando Haddad, candidato derrotado ao governo de São Paulo nas eleições deste ano.

Na visão dos correligionários, a ida de Haddad para a pasta econômica poderá fortalecer o nome dele para a disputa presidencial de 2026. O ex-prefeito de São Paulo foi candidato a presidência em 2018, mas perdeu para o atual presidente Jair Bolsonaro, então candidato pelo PSL.

O nome de Fernando Haddad, porém, não agrada o mercado financeiro e nem o Congresso Nacional. Na visão dos analistas, Haddad é um político que não tem bom trânsito na Câmara dos Deputados e no Senado, o que poderia travar a maioria das propostas do novo governo.

Já se preparando para a rejeição, o PT deve sugerir outros dois nomes de extrema confiança do partido: os senadores eleitos Wellington Dias (PT-PI) e Camilo Santana (PT-CE). Os dois parlamentares possuem bom trânsito, principalmente no Senado, sendo que Dias é um dos responsáveis pelas negociações orçamentárias e da PEC da Transição.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Lula não deve ceder a pressão e deve manter um nome técnico, mas com boa articulação política. Na visão do petista, perder dois nomes fortes no Senado trará prejuízos ao seu governo e ele deve ressaltar o poder do vice Geraldo Alckmin (PSB) na decisão.

Alckmin deve indicar o membro para o Ministério da Fazenda, já que possui boa interlocução com o mercado financeiro e foi o responsável por reduzir a rejeição ao nome de Lula na Bolsa de Valores e entre economistas renomados. Entre os principais nomes cotados estão Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda no governo Michel Temer, e Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso.

Lula ainda deve informar ao partido que já colocar o nome de Haddad para a presidência em 2026 pode prejudicar o andamento do novo governo. O petista já disse em diversas entrevistas que não disputará as próximas eleições e sinalizou que vai apoiar os nomes de Alckmin e Simone Tebet (MDB) para a disputa.

Caso não assuma a Fazenda, Haddad deve ser indicado para o Ministério do Planejamento, um dos responsáveis pela organização orçamentária da União. 

Fonte: IG ECONOMIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados