sua informação está aqui

PGR pede que Moraes seja substituído em investigação contra Bolsonaro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Jair Bolsonaro durante live semanal
Reprodução: youtube – 25/08/2022

Jair Bolsonaro durante live semanal

A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (05) que o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes , fosse substituído como relator do inquérito que investiga o presidente Jair Bolsonaro (PL) por associar a Covid-19 com a aids durante uma live no ano passado.

Segundo a PGR, o inquérito deve ser enviado e relatado pelo ministro Luís Roberto Barroso, que já avalia outras investigações sobre o mesmo assunto na Corte. 

“O presente inquérito versa sobre idênticos fatos de uma das petições distribuídas ao ministro relator Luís Roberto Barroso, o único, portanto, com competência, por prevenção, para averiguar as condutas imputadas ao Presidente da República”, disse a PGR.

A pedido da CPI da Covid, em dezembro do ano passado, Alexandre de Moraes determinou a abertura do inquérito que apura a declaração de Bolsonaro sobre a vacina da Covid e o risco de contrair HIV.

A vice-procuradora-geral Lindôra Araújo, responsável pelo parecer de substituição de Moraes, afirmou que o inquérito tem “normal seguimento” e aguarda pedido do MP para dar sequência as investigações.

“Não é caso de se dar prosseguimento às investigações sem o exame da legítima pretensão recursal e da argumentação exposta pelo Ministério Público Federal, que afeta diretamente a própria existência e a competência para a análise do pedido inicial formulado pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal – CPI da Pandemia”, afirmou.

A relação que Bolsonaro fez da Covid-19 com a aids é falsa e foi desmentida por vários especialistas da área da ciência. Além disso, na época, o vídeo do presidente falando sobre esse tema foi retirado do Youtube, Facebook e Instagram por disseminar fake news.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados