sua informação está aqui

Mais de 50 anos depois, World Press Photo põe em dúvida quem tirou foto histórica da ‘Menina do Napalm’ e retira crédito de autor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Organização diz que não é possível saber se quem tirou a fotografia foi mesmo Nick Út e que, enquanto investiga o tema, suspendeu o crédito dado a ele. Foto ganhou o prêmio de Fotografia Mundial do Ano em 1973. Agência responsável pela imagem, Associated Press manteve o crédito a Út.

O concurso World Press Photo anunciou nesta sexta-feira (16) que suspendeu a autoria da imagem da “The Napalm Girl” (“A Menina do Napalm”), uma das fotos mais emblemáticas da história, depois que um documentário suscitou dúvidas sobre quem realmente registrou a imagem.

O documentário “The Stringer”, exibido no Festival de Cinema de Sundance em janeiro, atribui a foto a Thanh Nghe, um colaborador externo vietnamita, e não ao fotógrafo da agência americana Associated Press (AP) Huynh Cong Ut, conhecido como Nick Út. Por conta da foto, ele venceu o concurso de Fotografia Mundial do Ano em 1973, promovido pela World Press Photo, e também o Pulitzer, prêmio mais prestigiado do jornalismo nos Estados Unidos.

A partir do documentário, a AP investigou por quase um ano o que aconteceu em 8 de junho de 1972 no vilarejo de Trang Bang, Vietnã, quando Phan Thi Kim Phuc, a menina que foi mostrada correndo nua, queimada e chorando, foi fotografada enquanto fugia de um ataque de napalm com outras crianças. A imagem mudou a percepção do mundo sobre esta guerra sangrenta.

O napalm é uma mistura química usada como bomba pelos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã.

O documentário “provocou uma profunda reflexão no World Press Photo”, que conduziu uma investigação entre janeiro e maio sobre a autoria da imagem, disse a organização em um comunicado.

“Hoje, sexta-feira, 16 de maio, o World Press Photo publica conclusões e um relatório afirmando que a World Press Photo suspendeu a atribuição de ‘The Terror of War’ [“The Napalm Girl”] a Nick Ut com efeito imediato”, declarou.

A entidade aponta que, com base numa análise do local, da distância e da câmera usada naquele dia, outros dois fotógrafos, Nguyen Thanh Nghe ou Huynh Cong Phuc, “talvez estivessem em melhor posição do que Nick Ut para tirar a foto”.

Em 6 de maio, a agência Associated Press informou que continuaria atribuindo a autoria da foto a Ut, embora tenha admitido que sua própria investigação levantou “questões importantes que talvez nunca consigamos responder”.

A agência declarou que “é impossível provar exatamente o que aconteceu naquele dia (…), há mais de 50 anos”, disse em um comunicado nesta sexta-feira. A AP concluiu que era “possível” que Ut tivesse tirado a foto, mas não foi possível provar conclusivamente devido à passagem do tempo, à ausência de evidências importantes, às limitações da tecnologia e às mortes de várias pessoas importantes envolvidas.

Ao mesmo tempo, a AP não encontrou nenhuma prova de que Nguyen tirou a foto, disse a reportagem.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados