sua informação está aqui

Dourados tem quase 10 mil eleitores com o título cancelado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Quase 10 mil eleitores de Dourados estão impossibilitados de votar nas eleições municipais de 2024 até que o título seja regularizado com a realização do cadastro biométrico. 

A realização do cadastro biométrico começou em 2008 e se tornou obrigatório em todo o Brasil nas eleições municipais de 2020, mas, por conta da pandemia do coronavírus, a medida foi suspensa até o pleito do ano passado. 

 

Antes da suspensão da obrigatoriedade, a Justiça Eleitoral havia cancelado mais de 2,5 milhões de inscrições distribuídas em 1.650 municípios de 15 unidades da federação Brasil afora. 

Nesse período, em Mato Grosso do Sul a revisão ocorreu em 28 localidades, entre elas Dourados. Nos dois cartórios da cidade a soma dos títulos cancelados é de 9.860. 

Segundo maior colégio eleitoral do Estado, até o ano passado, 169.042 pessoas estavam aptas a votar nas 558 seções instaladas no município. 

Para o advogado e especialista em direito eleitoral, Noemir Felipetto, a renovação do cadastro é importante para impedir que ocorram fraudes no momento da votação. 

De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, o prazo para regularizar a situação se encerra no dia 8 de maio de 2024. 

Para consultar se o título está cancelado, o eleitor pode entrar no site do Tribunal, clique aqui, acessar o link ‘serviços’ e clicar em ‘situação eleitoral. Ou ainda através da câmera do celular, onde a pessoa poderá fazer a leitura do QR Code, que o direcionará para a Situação Eleitoral. 

Caso não consiga em nenhum desses casos, deve se deslocar ao cartório eleitoral. 

Em Dourados, a 18ª e a 43ª Zonas Eleitorais funcionam no mesmo prédio, localizado na rua Montese, número 435, bairro Jardim Londrina. 

 

Por Adriano Moretto/Dourados news

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados