sua informação está aqui

Ciro vai ao TSE para que Bolsonaro não use discurso na ONU em campanha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Presidente Jair Bolsonaro discursa na Assembleia Geral da ONU
Reprodução / ONU – 20.09.2022

Presidente Jair Bolsonaro discursa na Assembleia Geral da ONU

O candidato ao Planalto pelo PDT, Ciro Gomes , entrou com uma ação do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) pedido que a Corte proíba o presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar o discurso feito na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (20)  na campanha dele à reeleição . O ex-ministro afirmou que Bolsonaro utilizou, mais uma vez, um evento oficial como palanque eleitoral .

O mandatário foi responsável por fazer a abertura da rodada de discursos de líderes de todo o mundo na manhã de hoje . Na fala, Bolsonaro defendeu o agronegócio, fez ataques ao  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — seu principal adversário na corrida à Presidência da República — e focou em temas para atrair o eleitorado em que aparece com mais rejeição nas pesquisas de intenção de voto , como no público feminino.

A campanha de Ciro Gomes  escreveu, na ação enviada ao TSE, que o presidente “aproveitou-se do momento para introjetar no seu discurso as pautas de campanha que veicula no âmbito da sua propaganda eleitoral”, citando como exemplo a menção ao pagamento do Auxílio Brasil.

“O pronunciamento do Senhor Jair Messias Bolsonaro fez alusão a um ‘Brasil do passado’, em ordem a demonstrar que o seu governo foi um ‘divisor de águas’, o que revela a potencialidade de ocorrência de abuso de poder político, especificamente quando se adentra nos meandros de temas atinentes à campanha eleitoral”, diz o texto.

Na ação, a campanha do candidato mencionou que Bolsonaro citou os atos de 7 de Setembro, na comemoração do Bicentenário da Independência , cujas imagens já foram barradas pelo TSE para uso em campanha eleitoral . De acordo com o texto, o discurso mostra que o chefe do Executivo “inevitavelmente” planeja usar a fala para sua propaganda eleitoral.

“Tais fatos permitem aportar à conclusão de que o Senhor Jair Messias Bolsonaro utiliza-se de toda estrutura da Administração Pública para promover sua campanha eleitoral e, com isso, desequilibrar a normalidade e a legitimidade do pleito, bem como compromete a igualdade de oportunidades dos demais candidatos ao cargo de Presidente da República.”

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados