sua informação está aqui

Brasil registra queda de casos de sífilis e lança campanha nacional de prevenção

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Brasil registra uma redução contínua nos casos de sífilis nos últimos anos, sinalizando avanços no controle da infecção. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Sífilis 2025, divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Ministério da Saúde, foram contabilizados 2.093 casos a menos da doença em comparação com anos anteriores. Os dados apontam estabilidade nas taxas de detecção da sífilis adquirida e em gestantes, além de indicarem um controle progressivo da infecção em nível nacional.

A divulgação dos números ocorreu durante o lançamento da Campanha Nacional de Enfrentamento à Sífilis, que neste ano tem como tema “Sífilis tem cura – Faça o teste, trate-se e previna-se”. A ação reforça a importância da testagem, diagnóstico precoce e tratamento, todos disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2024, o país notificou 256 mil casos de sífilis adquirida, 89 mil em gestantes e 24 mil casos de sífilis congênita, com 183 óbitos. Apesar da expressividade dos números, o Ministério da Saúde destaca que os avanços são resultado da atuação integrada entre vigilância em saúde, atenção primária, maternidades, estados e municípios, além do engajamento da sociedade civil, profissionais de saúde e comunidade científica.

“A sífilis é uma infecção prevenível, tratável e curável. O desafio é garantir o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno, especialmente entre gestantes durante o pré-natal. Os dados mostram que estamos avançando e que o trabalho conjunto está salvando vidas”, afirma Pâmela Cristina Gaspar, coordenadora-geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.

A campanha foca especialmente nos jovens de 15 a 30 anos, gestantes e seus parceiros(as) sexuais, utilizando uma linguagem acessível para incentivar o autocuidado e práticas preventivas. A mobilização nacional também marca o Outubro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a sífilis.

Avanços no diagnóstico e metas para 2030

Entre as ações de enfrentamento, o Ministério da Saúde ampliou o acesso ao Teste Rápido Combo HIV/Sífilis, que permite diagnóstico simultâneo das duas infecções. Em 2025, a oferta foi ampliada em mais de 40%, com a distribuição de 6,5 milhões de testes e investimento de R$ 9,2 milhões. O exame é gratuito e permite início imediato do tratamento, essencial para interromper a transmissão, inclusive durante a gestação.

O Brasil também mantém o compromisso de eliminar a sífilis congênita até 2030. Programas como o Brasil Saudável e o Pacto Nacional pela Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis, Hepatite B e Doença de Chagas reforçam esse objetivo.

Até o momento, 71 municípios foram reconhecidos por boas práticas no enfrentamento da sífilis, por meio do Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical e da Certificação da Eliminação. Entre eles, 13 receberam o selo bronze, 45 o prata, 10 o ouro e 3 conquistaram a certificação final de eliminação da sífilis congênita.

Programação durante o Outubro Verde

Como parte da campanha, o Ministério da Saúde promove uma série de webinários abertos ao público, sempre às quartas-feiras, às 10h30. Os encontros abordam temas como diagnóstico, manejo clínico, prevenção e vigilância, e ficam disponíveis para acesso posterior.
 

Por Redação Dourados News, com informações Ministério da Saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados