sua informação está aqui

Após a ONU, Bolsonaro almoça com apoiadores em churrascaria nos EUA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Bolsonaro em churrascaria sendo recebido por apoiadores
Reprodução: redes sociais – 20/09/2022

Bolsonaro em churrascaria sendo recebido por apoiadores

Após discursar na Assembleia Geral da ONU , o presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou com apoiadores em uma churrascaria por volta das 13h (horário de Brasília). O evento aconteceu nesta terça-feira (20), em Nova York , nos Estados Unidos

Cerca de 60 apoiadores do mandatário estiveram presentes no restaurante. Os participantes foram: o Ministro das Comunicações, Fábio Faria; o Ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França; o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; o Ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; o chefe da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE), almirante Flávio Rocha; o chefe de comunicação da campanha, Fabio Wajngarten; o presidente da Câmara, Arthur Lira; o pastor Silas Malafaia; e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Além dos citados, diplomatas e outros membros do Itamaraty também almoçaram com o presidente.

A churrascaria brasileira é a mesma de 2021, quando Bolsonaro não foi autorizado a entrar no local por não apresentar comprovante da vacina contra a Covid-19, documento obrigatório nos Estados Unidos na época. O estabelecimento improvisou uma mesa ao ar livre para o presidente, que conseguiu realizar a refeição do lado de fora do restaurante, cercado por tapumes pretos.

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também acompanha o chefe do Executivo na viagem, mas almoçou na Aliança de Cônjuges de Chefes de Estado e Representantes (ALMA) no Consulado do Brasil em Nova York. 

Discurso na ONU

Presidente Jair Bolsonaro  na Assembleia Geral da ONU
Reprodução / ONU – 20.09.2022

Presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU

Jair Bolsonaro abriu a 77ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça. Durante a fala, o presidente atacou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , destacou o combate a corrupção, afirmou que o governo brasileiro não poupou esforços para salvar vidas durante a pandemia de Covid-19 e empregos. Ele também citou a preservação da Amazônia durante a conferência.

“No meu governo, extirpamos a corrupção sistêmica que existia no país. Somente entre o período de 2003 e 2015, onde a esquerda presidiu o Brasil, o endividamento da Petrobras por má gestão, loteamento político, e em desvios chegou a casa dos US$ 170 bilhões de dólares”, comentou. 

“O responsável por isso foi condenado em três instâncias por unanimidade. Delatores devolveram US$ 1 bilhão de dólares e pagamos para a bolsa americana outro bilhão por perdas de seus acionistas. Esse é o Brasil do passado”, disse Bolsonaro referindo-se ao governo do PT.

Sobre a pandemia, o mandatário afirma que “quando o Brasil se manifesta sobre a agenda da saúde pública, fazemos isso com a autoridade de um governo que durante a pandemia da Covid-19 não poupou esforços para salvar vidas, e preservar empregos.” 

No entanto, o relatório final da CPI da Covid, instaurada em 2021, apontou que o presidente recomendou tratamento precoce sem eficácia comprovada cientificamente e atrasou a compra de vacinas. O documento também mostra que Bolsonaro não incentivou o distanciamento social e o uso de máscaras. Ele também descredibilizou as vacinas contra o coronavírus.

“Na Amazônia brasileira, área equivalente à Europa Ocidental, mais de 80% da floresta continua intocada, ao contrário do que é divulgado pela grande mídia nacional e internacional”, disse o presidente nesta terça-feira.

Apesar do dado estar correto, o desmatamento vem crescendo a cada ano do governo Bolsonaro. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Tecnológicas (INPE), 17% da área da Amazônia foi desmatada em 2020. No ano seguinte, o desflorestamento foi o maior dos últimos 15 anos: 10.781 km² de floresta foram queimadas, correspondendo a sete vezes a cidade de São Paulo. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.

A 77ª Assembleia Geral da ONU acontece até a próxima segunda-feira (26). Os ministros Carlos França, de Relações Exteriores, e Joaquim Leite, do Meio Ambiente, permanecerão em Nova York para participar de reuniões que tratam da agenda global. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados