sua informação está aqui

Fies: Caixa lança aplicativo para renegociação de dívidas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Caixa lança aplicativo do Fies para renegociação de dívidas
Reprodução: ACidade ON

Caixa lança aplicativo do Fies para renegociação de dívidas

A Caixa lançou um aplicativo dedicado aos alunos e ex-alunos que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o banco. Na plataforma, podem ser realizadas consultas aos principais dados do contrato e geração de boletos.

A partir desta quinta-feira (1º) os usuários também vão poder realizar a renegociação de parcelas em atraso diretamente no novo canal, chamado de Fies Caixa.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Conforme resolução do governo federal, os contratos assinados até 2017 estão aptos à renegociação a partir de 1º de setembro, com descontos da dívida que podem chegar a 99%.

Segundo a Caixa, 1,2 milhão de estudantes poderão renegociar seus contratos com o banco. O período de renegociação vai até 31 de dezembro.

Regras e descontos de renegociação

Os estudantes sem atraso terão desconto de 12% no valor que ainda precisa ser pago, apenas à vista.

Já estudantes atrasados em 90 dias, vão ter desconto total nos encargos, como juros e taxas, e de 12% do valor principal, para pagamento à vista, ou podem ser abatidos todos os encargos, sem desconto no valor principal, com a possibilidade de dividir em 150 vezes. Para isso, cada parcela precisa ser de no mínimo R$ 200.

Aqueles que têm atrasos de mais de 365 dias, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico, possem 92% de desconto no valor total da dívida, para pagamento à vista.

Os estudantes com pagamentos atrasados há mais de 5 anos, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico, têm desconto de 99% no valor total da dívida, para pagamento à vista.

Como realizar a renegociação

Para renegociar, o usuário deve escolher a opção “Renegociação Fies” e seguir o seguinte passo a passo:

  • – Verificar se o contrato está apto para renegociação;
  • – Conferir os dados;
  • – Simular os tipos de renegociação disponíveis para o contrato;
  • – Confirmar os dados da renegociação;
  • – Aceitar a renegociação concordando com o termo aditivo;
  • – Emitir o boleto de entrada da renegociação.

Somente será efetivada a renegociação com a confirmação de pagamento da primeira parcela.

Outras funcionalidades

O aplicativo do Fies na Caixa também disponibiliza outros serviços do sistema, como visualizar e gerar boletos de parcelas em aberto; resumo de dados do contrato na opção “Meu Fies”; e acesso aos dados cadastrados no Fies.

O que é o Fies

Criado em 1999 pelo governo federal, o Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que viabiliza o ingresso ao ensino superior. Ele é destinado ao financiamento da graduação de estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades das faculdades da rede de ensino privada. Como se trata de um empréstimo, ao concluir o curso, o estudante beneficiário terá de pagar a dívida.

Quem tem direito ao Fies?

Para solicitar o financiamento, o candidato precisa ter participado do Enem (a partir de 2010), com média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação.

Outro critério é o da renda familiar mensal, que tem que ser de até 3 salários mínimos por pessoa.


Fonte: IG ECONOMIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados