sua informação está aqui

Depois da carne, Trump mira soja, mas setor em MS quer garantir competitividade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu para que a China quadruplicasse as compras de soja ao país norte-americano. Com esse novo pedido, o Brasil pode ser impactado.

Conforme divulgado pela Folha de São Paulo, na rede social Truth Social, Trump disse que a China estava preocupada com a falta do grão e que esperava que o país quadruplicasse rapidamente os pedidos dos EUA.

Atualmente, o Brasil exporta 70% do grão para a China e os EUA 30%. Embarcar quatro vezes mais faria com que os EUA ficassem com a maior parte.

O Estado já está sendo bastante afetado pelo tarifaço sobre a carne, que começou a vigorar no dia 6 de agosto.

Segundo a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), o momento é de ficar atento e assegurar a competitividade.

“Seguimos atentos aos movimentos do mercado internacional, reforçando a importância de investimentos em logística, armazenagem e políticas que assegurem a competitividade do nosso produtor”, disse o presidente Jorge Michelc.

Ainda de acordo com ele, independentemente das mudanças, o objetivo da entidade é manter a soja como referência.

“O objetivo da Aprosoja/MS é garantir que, independentemente de mudanças geopolíticas, o sojicultor sul-mato-grossense continue produzindo com rentabilidade e sustentabilidade, mantendo nossa soja como referência mundial”, completou.

O Campo Grande News entrou em contato com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e aguarda o retorno.

O grão é o segundo produto mais exportado por Mato Grosso do Sul, ficando atrás somente da celulose, e a China é o principal destino das exportações.

No ano passado, Mato Grosso do Sul exportou para lá 86% de um total de 6,6 milhões de toneladas de soja enviadas ao mercado internacional. De janeiro a junho deste ano, já exportou US$ 1.821.700.375 em soja e 4.634.733 de toneladas.

Por Izabela Cavalcanti – Campo Grande News

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados