O influenciador digital e youtuber Felca viralizou nos últimos dias depois de lançar um vídeo na plataforma falando sobre o fenômeno da adultização nas redes sociais e denunciar alguns casos de pessoas que estão fazendo isso na internet e lucrando a partir da exposição de menores de idade.
Entre os acusados por Felca, está outro influenciador digital famoso chamado Hytalo Santos. O youtuber diz que Hytalo expõe menores de idade no conteúdo que produz para as redes sociais e que isso pode atrair criminosos e pedófilos. O vídeo de Felca já tem mais de 13 milhões de visualizações em 2 dias.
Quem é Felca?
O nome verdadeiro de Felca é Felipe Bressanim Pereira. Youtuber e humorista, nasceu em 25 de julho de 1998, em Londrina, no interior do Paraná e tem 27 anos. Com 2 metros de altura, cabelos compridos, Felca ficou famoso por vídeos de humor e já tem quase cinco milhões de inscritos em seu canal.
Ele começou fazendo vídeos de gameplay e depois partiu para o humor. O vídeo mais famoso dele e que fez ele ficar conhecido é o “Testei a Base da Virgínia”, lançado em maio de 2023, onde ele aplicou o produto no rosto e o resultado não foi nada satisfatório.
Na época em que as lives NPC ficaram famosas no TikTok, Felca também entrou na onda e acabou criando uma trend, onde várias pessoas aproveitaram o momento e também fizeram as transmissões.
O que é o fenômeno da adultização?
Segundo a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, a adultização é a exposição precoce de crianças a comportamentos, responsabilidades e expectativas que deveriam ser reservadas aos adultos.
No vídeo de Felca, ele aponta casos específicos de exploração infantil, como o da influencer Camilinha e Caroline Dreher. O youtuber também mostra como funciona o algoritmo das redes sociais que podem ser condicionados a mostrar conteúdo infantil a pedófilos.
Por: Pablo Olave Brito / nsctotal









