sua informação está aqui

Polícia Federal inicia concessão de registro de CACs no Estado em agosto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A partir de 1º de agosto, a PF (Polícia Federal) inicia em Mato Grosso do Sul a prestação completa de serviços aos caçadores excepcionais, atiradores desportivos e colecionadores de armas de fogo, munições e acessórios, os chamados CACs.

Em MS, há 24.768 CACs cadastrados segundo a PF. Deste total, 11.444 são da região de Campo Grande, 7.045 cadastrados na delegacia de Dourados, 2.661 na região de Ponta Porã, 2.310 em Três Lagoas, 836 em Naviraí e 472 registros na delegacia de Corumbá.

A portaria, publicada hoje no Diário Oficial da União, assinada pelo diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues entra em vigor no amanhã (1º), quando, em todo o País, passa a ser disponibilizado o serviço de emissão de Guia de Tráfego. Esse documento é obrigatório para autorizar o transporte de armas de fogo, munições e acessórios por CACs, fora do local de guarda autorizado, como residência ou clube de tiro.

Porém, a portaria estabeleceu cronograma para os demais serviços, antes sob responsabilidade do Comando do Exército e, agora, pelas unidades da PF nos estado.

No caso de Mato Grosso do Sul, a partir de 1º de agosto, estarão disponíveis os serviços de concessão de CR (Certificado de Registro), apostilamento de endereço, apostilamento de documento, apostilamento de atividade e revalidação de CR.

No dia 18 de agosto, em MS, estarão liberados os serviços de cancelamento de registro, aquisição de arma de fogo, registro de arma de fogo e renovação de CRAF (Certificado de Registro de Arma de Fogo) e, a partir de 29 de agosto,  os serviços de gerenciamento de nível de atirador, transferência de propriedade de armas de fogo e gestão de recursos de processo.

A mudança ocorre dois anos após o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em julho de 2023, e previsto em um acordo de cooperação técnica, de setembro daquele ano.

Para receber as novas atribuições, a PF montou um novo setor responsável pelo controle. Uma coordenação específica terá servidores administrativos e a ideia é ter mais servidores que devem entrar na instituição com o novo concurso que foi lançado neste primeiro semestre.

Para verificar o cronograma completo para os outros estados, acesse:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-dg/pf-n-19.040-de-27-de-junho-de-2025-638666633

Por Silvia Frias / Campo Grande News

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados