sua informação está aqui

É falso que urnas teriam ‘roubado’ 5,1 milhões de votos de Bolsonaro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Falsa alegação partiu inicialmente do empresário e apresentador americano Mike Lindell
reprodução: Twitter

Falsa alegação partiu inicialmente do empresário e apresentador americano Mike Lindell

A agência de verificação de notícias Lupa concluiu que são mentirosas as acusações de que as urnas eletrônicas teriam “roubado” 5,1 milhões de votos do presidente em exercício Jair Bolsonaro (PL). A falsa alegação começou a circular nos Estados Unidos.

“A informação analisada pela Lupa é insustentável”, afirmou a Lupa em seu site. “Não há qualquer evidência de fraude nas eleições presidenciais de 2022, nem de que 5,1 milhões de votos foram ‘roubados’ de Bolsonaro pelas urnas eletrônicas.”

A Lupa informou que o falso dado foi inicialmente exposto pelo empresário e apresentador americano Mike Lindell  durante uma transmissão online. Ele não apresentou nenhuma prova de suas acusações. Lindell é aliado do ex-presidente Donald Trump e conhecido por disseminar teorias da conspiração.

Posteriormente, um brasileiro não identificado fez um vídeo alertando sobre a suposta fraude.

“Pessoal, urgente isso aqui. Olha o que um site americano está divulgando nos Estados Unidos e nós não estamos sabendo de nada ainda aqui no Brasil”, diz o homem. “Mike Lindell: 5,1 milhões de votos roubados do presidente brasileiro Bolsonaro por meio de urnas”, completa o narrador, que lia a manchete de uma suposta notícia.

O site ao qual o narrador se refere é, na realidade, o “Rumble”. Não se trata de um site de notícias, mas de hospedagem de vídeos, como o YouTube.

A Lupa ressalta que não há qualquer informação sobre a suposta fraude que tenha sido publicada em português ou inglês. Na última quinta-feira (3), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um balanço do segundo turno das eleições e declarou que não há como contestar os resultados divulgados. Diversos líderes mundiais, inclusive o presidente americano Joe Biden, reconheceram a vitória do presidente eleito Lula (PT) e telefonaram para cumprimentar o petista.

O TSE reforça que, até hoje, nenhuma fraude nas urnas eletrônicas brasileiras foi comprovada. As máquinas começaram a ser usadas no Brasil em 1996 e, desde então, passam por testes periódicos de segurança.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .

Fonte: IG Política

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

rotamsnoticias.com.br - Todos os direitos reservados